Os cuidados que se deve ter ao escolher o curso e o mestre de Reiki
Artigo de Moacir Sader

Reiki é maravilhoso e seus benefícios fantásticos. Entretanto, quem deseja tornar-se reikiano deve redobrar os cuidados ao escolher o curso e o Mestre de Reiki.

Indiscutivelmente, os cursos e as sintonizações à distância funcionam perfeitamente. Afirmo isso por ter realizado mais de 4 mil iniciações e formado reikianos residentes nas diversas regiões do Brasil e em outros países, em todos os níveis, nos Sistemas: Usui, Karuna e Chama Violeta. Entre essas iniciações está a formação de novos Mestres de Reiki, os quais já estão ministrando seus cursos e fazendo sintonizações com pleno sucesso, tanto de forma presencial, quanto à distância.

Por que então é preciso ter muito cuidado quando se deseja ser reikiano?

Infelizmente, com a propagação da Internet, temos que considerar, atualmente, não só a ampliação de seus benefícios, mas, também, os problemas que este importante meio de comunicação de massa pode trazer.

Antes de fazer as sugestões para quem deseja tornar-se reikiano, quero contar dois fatos: um mais antigo e outro recente, este, inclusive, motivador deste artigo. Com isto quero exemplificar e chamar a atenção sobre os cuidados que se deve ter ao fazer cursos de Reiki, mesmo os presenciais, mas, especialmente os cursos via Internet.

Eu ministro os meus cursos de Reiki desde o ano de 2009. Há um tempo, descobri que havia uma pessoa que se passava por mim, oferecendo cursos de Reiki, inclusive com falsa página como se fosse minha. Posteriormente, descobri que nem sequer a pessoa era Mestre de Reiki, tendo feito somente o curso do nível 1.

Por sorte, logo tudo foi apurado e pude estancar aquela situação através de medidas legais e a página foi tirada do ar, pois, além de usar indevidamente o meu nome, as pessoas estavam sendo enganadas, pagando por nada. Não sei o que recebiam de material, se é que recebiam, mas, certo é que não se tornavam reikianas, porque não eram sintonizadas por Mestre habilitado.

Recentemente, fui surpreendido por um site que oferece cursos de Reiki, porém, não aparece o nome do Mestre, apenas textos de meus livros (alguns sem referências) e diversos vídeos meus, transmitindo a ideia de que os cursos estariam sendo ministrados por mim, o que não é verdade. (Depois de várias solicitações minhas e um pedido extrajudicial, feito por advogado, o site retirou as publicações de minha autoria).

Só por esse desrespeito, já sei que não pode ser um curso sério. Ponho minhas dúvidas sobre o Mestre de tal curso, visto que um verdadeiro Mestre de Reiki precisa seguir os princípios ensinados por Mikao Usui, entre os quais está: “Só por hoje (e deve ser assim todos os dias) trabalhe com honestidade”.

Atualmente, são muitos os cursos oferecidos, com ótimo marketing (o que em si não é um problema), porém, pelos oferecimentos de Reiki fácil, Reiki simples, revelações de segredos do Reiki e outros, tudo leva a crer não passar de uma estratégia para oferecer cursos sem conteúdos adequados.

Chegaram às minhas mãos alguns materiais desses cursos e eu fiquei espantado com os graves equívocos que estão sendo ensinados, demonstrando total desconhecimento sobre o verdadeiro Reiki.

Sei que tem ótimos Mestres de Reiki, mas, infelizmente, nem todos os Mestres merecem adjetivos positivos.

Um dos meus alunos de mestrado, que já está realizando sintonizações e ministrando cursos em sua cidade, foi alvo de comentários negativos feitos por outro Mestre porque o meu aluno ensinou, em seus cursos, que no primeiro nível Usui, o reikiano pode aplicar Reiki em si e em outras pessoas de forma presencial. Em sentido contrário, o outro Mestre disse que tal possibilidade não existe, evidenciando o quanto a sua formação de Reiki foi equivocada, uma vez que o reikiano Usui1 pode efetivamente aplicar em si e em outras pessoas em todas as posições do Reiki, só que de forma presencial.

Nos meus cursos, especialmente do nível Usui1, ensino e sintonizo os alunos no primeiro símbolo do Reiki, o que não é visto comumente, a não ser através dos Mestres formados por mim. Incluí, na apostila Usui1, ensinamentos de como usar o poderoso símbolo Chokurei para diversas situações, em destaque para a proteção dos chakras, importante de ser feito todos os dias porque evita o vampirismo energético e ataques espirituais e se apresenta de modo fundamental para quem for aplicar Reiki em outras pessoas.

Muitos alunos que vêm realizar reciclagens comigo ficam surpresos de não terem aprendido sobre a proteção dos chakras. Igualmente, tive a triste surpresa de ver alguns Mestres de Reiki, que vieram reciclar-se comigo, sem nenhum conhecimento sobre o selamento, o qual deve ser feito em toda sintonização de Reiki, sem o qual a sintonização não se efetiva.

Daí já dá para termos uma ideia de quanto é delicado e preocupante quando se deseja tornar-se reikiano, ao escolher com quem realizar os cursos de Reiki, pois, sei, o interessado pelo Reiki não sabe destas coisas e acaba, por vezes, sendo levado por estratégias de marketing e por menores preços e, então, todos os riscos são possíveis.

E quais são estes riscos?

Em primeiro lugar, se a sintonização não for feita corretamente ou se o selamento não for realizado, a pessoa não se torna reikiana. Ao fazer as aplicações estará, inevitavelmente, gastando a sua própria energia e não utilizando a energia do Reiki.

O reikiano, efetivamente sintonizado, aplica a energia do Reiki e fica ainda mais fortalecido porque parte da energia doada, cerca de 30 por cento, fica com ele. Aquela pessoa, porém, que não foi precisamente sintonizada, gasta a energia pessoal, a energia Ki somente, e isso pode ser grave. Já soube de “reikianos” que se queixaram por sentirem-se mal, enfraquecidos, após a aplicação. Isso é consequência de gastarem a própria energia, que é a energia vital.

Quem, mesmo sendo corretamente sintonizado no Reiki, não aprendeu ou não faz a proteção prévia dos chakras, pode sentir muitos reflexos, podendo ter as mesmas sensações negativas de seus clientes, visto que reikiano e clientes ficam interligados em termos áuricos. A proteção dos chakras evitaria, praticamente, quaisquer reflexos negativos ou mal-estar.

Além disso, as técnicas corretas precisam ser aprendidas para a acertada utilização, daí, também, é imprescindível ser o curso feito de forma qualitativa.

Em meus cursos de Reiki ensino tudo que sei e, de forma ainda mais detalhada, sem omitir nada do que recebi ao tornar-me reikiano, aliando as constantes pesquisas, estudos e experiências minhas e de meus alunos sintonizados. Estou convicto que meus alunos precisam saber corretamente tudo sobre o Reiki e de forma didática.

Não é por acaso que, nos mestrados, ensino passo-a-passo de como realizar corretamente as iniciações presenciais e à distância, além da fundamental etapa que é o selamento da sintonização, pois, sem o mesmo não ocorre, de fato, a sintonização.

Quais cuidados, então, são necessários por quem deseja tornar-se reikiano?

1) Sobre procura e valor do curso: Em primeiro lugar, é preciso procurar com calma e seguir a intuição porque são muitos os cursos e com preços variados. Há uma tendência nossa de gostar do mais barato. Isso pode ser um erro embora, também, não concorde com preços elevados. Os valores precisam ser justos para quem ministra os cursos e para quem opta por fazer um dos melhores investimentos para a sua vida: tornar-se reikiano (já que poderá atuar positivamente em tudo na sua vida e na vida de sua família e, ainda, poder ajudar outros).

2) Informações sobre o Mestre: Sites em que o Mestre não aparece e pouca informação existe sobre ele devem merecer a devida desconfiança, uma vez que não há motivo para esse ocultamento. Aliás, as informações do Mestre precisam ser claras e explícitas.

3) Questione sobre linhagem do Mestre: Embora não esteja expresso nos sites e nem precisa, nos materiais do curso é preciso constar a linhagem do Mestre, para que o aluno saiba em qual linhagem está aderindo, sendo uma forma, também, de ver se o Mestre foi devidamente sintonizado e pertence a uma específica linhagem. Se houver dúvidas, pede a linhagem antes de inscrever-se, pois, o Mestre não se pode negar a tal informação e se o fizer, desconfie.

4) Inteire-se sobre a sintonização: solicite informações sobre a sintonização, quando e como será feita. Um Mestre, formado por mim, contou-me que viu em um site oferta de cursos de Reiki por preços baixíssimos. Não há qualquer referência quanto à sintonização. Provavelmente somente vendem o material. Estudar Reiki sem a sintonização de nada vale, porque o Reiki somente funciona se houver a correta sintonização, feita por Mestre devidamente habilitado, seja a sintonização presencial ou realizada à distância.

5) Pergunte sobre o selamento: Se o Mestre não souber ou não passar garantia sobre o tema, não faça o curso, porque certamente você pode até conhecer as técnicas, mas, não estará aplicando Reiki se não for feito o devido selamento da sintonização. Tão-somente estará usando sua energia pessoal, o que é preocupante, como acima enfocado.

6) Procure informações sobre o Mestre: Este é o lado bom da Internet, tudo pode ser achado. Digite o nome do Mestre nos sites de busca e veja os trabalhos que ele vem realizando e, se possível, procure outras informações com quem fez curso com ele. Isso, claro, se não o conhecer pessoalmente, visto que tudo na vida deve ser precedido de atenção e cuidados. Então, nos casos de Reiki, não pode ser diferente: não se deixe enganar.

Sobre este tópico, eu procurei o nome de um Mestre destes cursos estranhos que vemos atualmente e nada foi achado sobre ele, pois, tem sido comum o oferecimento de cursos em alguns sites, com o nome do Mestre ocultado. Não faça o curso se for este o caso.

No mais, a pessoa deve seguir a intuição para a escolha do curso e do Mestre. Para tanto, conto um interessante caso de um aluno que já se havia matriculado em um curso de renomado Mestre de Reiki, mas, o seu mentor espiritual alertou-o que, embora o curso escolhido fosse bom, ele não deveria fazer, pois, o curso previamente escolhido não estava sendo trabalhado na linha espiritual adequada para ele e que lhe seria mostrado o curso correto.

Certa noite, ele acordou e foi impulsionado a entrar na Internet. Logo, sem saber como, apareceu o meu site. Ele entendeu ser a mensagem de seu amigo espiritual para realizar os meus cursos e assim o fez. Tornou-se ótimo reikiano, vivenciando belas experiências extrassensoriais durante as iniciações, como acontece com muitos dos meus alunos, pois, efetivamente, embora seja o Reiki uma terapia holística, ele tem muito de espiritual, de elevadas dimensões. Nos meus cursos este enfoque espiritual é dado, ainda que não ligado a nenhuma religião.

Com este artigo, espero ajudar ao futuro reikiano a escolher adequadamente o curso e o Mestre e não cair nas armadilhas existentes em muitos sites.


Luz, amor e conhecimento.

Moacir Sader
Mestre de Reiki Usui, Karuna e da Chama Violeta

Assista ao vídeo Por que é necessária a sintonização?