Linhagem dos Mestres de Reiki
Artigo de Moacir Sader

Uma das justas preocupações daqueles que desejam tornar-se reikianos é saber a linhagem do Mestre escolhido. Esta preocupação é legítima, especialmente para que o futuro reikiano se sinta seguro, sabendo que o Mestre estava devidamente habilitado. Nos meus cursos eu apresento a linhagem a que pertenço. Presumo que os demais Mestres o façam, igualmente.

O que vem a ser Linhagem do Reiki? Após a iniciação, o reikiano passa a pertencer a uma “árvore” ou linhagem de Mestres, estando no seu topo o Mestre Mikao Usui, o redescobridor do Reiki. Isto vale para o Sistema de Reiki tradicional (Usui).

Importante, então, conhecer a linhagem do Mestre escolhido. Vale ser dito, porém, a linhagem não gera, necessariamente, ligação direta ente os cursos ministrados pelo Mestre e aqueles ensinados pelos Mestres antecessores.

Digo isso porque o novo Mestre, ao preparar as suas apostilas, acaba dando um toque pessoal aos seus cursos, priorizando algumas das técnicas já existentes e em sintonia com as experiências vivenciadas, apresentando-as de forma personalista, situação que bem pode gerar um curso notadamente diferente daquele feito por seu Mestre.

Embora eu autorize os alunos a utilizarem minhas apostilas em seus cursos e comporem as suas quando desejarem (imperioso realizar as próprias apostilas só quando forem ministrar cursos de mestrado), eu sei e isso é bem natural, eles acabam elaborando suas apostilas bem diferentes das minhas e, consequentemente, cursos distintos, ainda que, é claro, questões essenciais sejam conservadas.

Deve ser considerado que, ao vivenciarem suas experiências e as de seus alunos, os novos Mestres acabam absorvendo outros conhecimentos, até porque o Reiki é infinito em possibilidades, surgindo, por isso, aprendizagem constante.

São tantas as experiências e novidades que o Mestre e os alunos vivenciam que é impossível não serem assimiladas e passarem a compor os cursos, tal como eu faço ao encaminhar para todos os alunos e-mails diários com essas experiências e com os meus comentários.

Eu tenho tantos depoimentos concernentes às experiências dos alunos, acontecidas nas sintonizações e com as práticas do Reiki, que bem poderiam gerar muitos livros. Várias narrativas fazem parte dos mais recentes livros sobre Reiki: O Poder do Reiki (2012) e Reiki & Espiritualidade (2014).

Tudo isso, inevitavelmente, configura os aspectos singulares dos cursos de Reiki. Gera entornos exclusivos, ao ponto de ser perfeitamente possível que os cursos do Mestre sejam bem diferentes, na forma e no conteúdo, preservando sua essência, daqueles em que atuou como aluno nos vários níveis e no mestrado. Tal ocorreu comigo e, certamente, vem acontecendo com os meus alunos dos mestrados (neste ano de 2014 está chegando a 300 novos Mestres formados por mim).

Não é por acaso que em minhas apostilas se vê contemplada a informação de serem os meus cursos singulares, personalíssimos, não se prendendo a nenhuma escola específica, além de, constantemente, as apostilas estarem passando por atualizações.

Nos meus cursos, inclusive, identifico-me com Mestre independente, isso por não me ligar a nenhum organismo associativo de Reiki (embora eu seja registrado no Sindicato dos Terapeutas Holísticos – CRT nº 48508). Este enfoque tem a ver com o aspecto ilimitado do Reiki e com suas infinitas possibilidades, não cabendo, em minha visão, a adoção de métodos rígidos como, por exemplo, posição contrária às sintonizações à distância, cujo êxito já está mais que comprovado por mim, com milhares de sintonizações não presenciais e práticas do Reiki por meus alunos, assim como pelo sucesso de diversos Mestres que, também, praticam a sintonização à distância.

Ao findar, digo que a linhagem de Mestres de Reiki precisa ser conhecida. Entretanto, essa informação de linhagem não é determinante para gerar vínculos do Mestre com seus antecessores, no tocante aos cursos, linhas didáticas e de qualquer outra forma, embora, é claro, conhecimentos básicos do Reiki, aqueles tradicionais desde Mikao Usui, precisam e são devidamente considerados e retransmitidos.


Luz, amor e conhecimento.

Moacir Sader
Mestre de Reiki Usui, Karuna e da Chama Violeta